Tire suas dúvidas - Consórcio Nacional Volkswagen

Consórcio Volkswagen de Fábrica

Dúvidas? Então veja as instruções abaixo.

Formada pelo Banco Volkswagen, pelo Consórcio Volkswagen de Fábrica e pela Seguros Volkswagen, a Volkswagen Serviços Financeiros é a principal responsável pela comercialização dos veículos Volkswagen. Isso não seria possível sem a colaboração de profissionais treinados periodicamente, aptos a oferecer um atendimento diferenciado e de qualidade. Participação na ANEF.

Graças à seriedade e competência, o Banco Volkswagen, o Consórcio Volkswagen de Fábrica e Seguros Volkswagen são hoje instituições financeiras de credibilidade no mercado nacional, superando duas décadas de tradição e uma carteira ativa de mais de 500 mil clientes.

  • O que é Consórcio. Quais as vantagens?

    Consórcio é a reunião de pessoas físicas e/ou jurídicas em grupo, com prazo de duração e número de cotas previamente determinados, promovida por uma administradora de consórcio. A finalidade é propiciar crédito aos integrantes no momento das suas respectivas contemplações.

    O Consórcio Nacional Volkswagen possui planos que se adequam ao seu bolso.

    O grupo pode ser misto, constituído de cotas referenciadas em diferentes veículos básicos do plano.

    Para adquirir um consórcio, escolha no site o modelo e o plano, preencha o formulário com as informações solicitadas e click em enviar.

  • Quando ocorre a formação do grupo?

    O grupo de consórcio será constituído na data da primeira assembleia convocada pela administradora, quando houver adesões em número e condições suficientes para assegurar a viabilidade econômica do empreendimento.

    Após a formação do grupo, você receberá um comunicado com o número do grupo/cota/dígito e a senha para acesso ao Atendimento Eletrônico.

    A administradora terá até 90 dias para a constituição do grupo, contados da assinatura da Proposta de Participação em Grupo de Consórcio.

  • O que é contemplação?

    A contemplação é a atribuição ao consorciado do crédito para a aquisição do bem.

    Para os consorciados ativos, a contemplação pode ocorrer de duas maneiras (desde que os contratos estejam em dia):

    por sorteio, que extrai os resultados da Loteria Federal para determinar as cotas elegíveis à contemplação;

    por lance, observando-se as condições estabelecidas no contrato de Consórcio.

    A confirmação da contemplação ocorre na data da Assembleia Geral Ordinária do grupo. Após a realização do evento, é possível verificar o resultado das cotas contempladas na opção Assembleia, aqui mesmo no site.

  • Quais os documentos necessários para adquirir uma Cota de Consórcio?

    Pessoa Física:

    • RG;
    • CPF.
    • Os maiores de 16 anos e menores de 18 anos devem assinar a Proposta de Participação em Grupo de Consórcio, necessariamente junto com seus pais ou responsável legal.

    Pessoa Jurídica:

    • Contrato Social e alterações;
    • CNPJ.

    O Consórcio Nacional Volkswagen poderá solicitar outros documentos ou informações para a avaliação do cadastro do cliente.

  • Qual a composição da minha prestação?

    As prestações correspondem à soma da Taxa de Administração, Contribuições ao Fundo Comum e de Reserva; além de outras obrigações financeiras do consorciado, previstas no contrato de Consórcio.

  • Como faço para ofertar um lance?

    Existem quatro maneiras para você fazer sua oferta:

    por meio do site, acessando a opção Assembleia;

    por meio da Central de Relacionamento;

    em uma concessionária Volkswagen;

    pessoalmente, na data da Assembleia, realizada na nossa matriz à Rua Volkswagen, 291, Parque Jabaquara – São Paulo, conforme data e horário informados no seu boleto mensal e no site.

    Todas as ofertas recebidas 1 (um) dia antes da data da Assembleia de Contemplação serão consideradas, desde que ofertadas até as 20 horas.

  • Como é feita a apuração do lance vencedor?

    O lance será considerado vencedor quando o valor ofertado representar o maior percentual de amortização do veículo básico do plano, acrescido das respectivas Taxas de Administração e Fundo de Reserva, e atingir o valor suficiente para a disponibilização do crédito, excluídos os valores referentes à cobrança da Taxa de Administração e Contribuição do Fundo de Reserva do grupo.

    Em caso de empate, a administradora valer-se-á, automaticamente, da sequência de elegibilidade prevista no sistema de sorteio, com base nos resultados da extração da Loteria Federal para a Assembleia Geral Ordinária considerada, de acordo com o previsto no contrato de consórcio.

  • Como faço para adquirir o veículo após a contemplação?

    Confirmada a sua contemplação na Assembleia, faça o download do arquivo abaixo para obter os documentos necessários para que ocorra a formalização do processo de contemplação. Em caso de contemplação por lance, efetue o pagamento em dinheiro ou cheque administrativo em até 3 (três) dias após a contemplação. Para obter o boleto, acesse a opção Serviços ou, se preferir, envie uma mensagem pelo Fale Conosco.

    Munido dos documentos, compareça à concessionária mais próxima para a entrega da documentação e a aprovação do crédito pela administradora para posterior faturamento do veículo.

  • Não quero ser contemplado. O que devo fazer?

    A partir da segunda Assembleia Geral Ordinária e desde que haja número suficiente de Cotas a serem contempladas, o consorciado poderá solicitar sua exclusão do sorteio por carta ou outros meios disponibilizados e divulgados pela administradora para o período que corresponder a, no mínimo, três Assembleias.

    Se os únicos consorciados a serem contemplados estiverem na situação de exclusão de sorteio, a quota ficará, automaticamente, elegível à contemplação.

    A opção para exclusão de sorteio encontra-se disponível no site. O consorciado poderá retornar a qualquer momento mediante solicitação formal.

    Se preferir, em caso de dúvida, envie uma mensagem para o Fale Conosco.

  • Não recebi o boleto mensal. Como devo proceder para o pagamento da parcela?

    O boleto é encaminhado mensalmente para o seu endereço de correspondência em até 10 dias antes do vencimento.

    A emissão da segunda via do boleto encontra-se disponível no site ou, se preferir, clique em Fale Conosco, informe o seu endereço completo (rua/avenida, número, complemento, bairro, CEP, cidade e estado) e envie uma mensagem para solicitar o boleto alternativo.

  • Como efetuo o pagamento de prestação em atraso (cota com veículo)?

    Após a notificação, a liquidação do débito deverá ser regularizada na seguradora. Para entrar em contato e agendar o pagamento da prestação em aberto, clique em Fale Conosco e envie uma mensagem para informarmos o telefone.

  • Como antecipo a liquidação do meu contrato?

    Se o seu contrato estiver em dia, você poderá liquidar o saldo devedor a qualquer momento. Essa opção encontra-se disponível em Serviços ou, se preferir, clique em Fale Conosco e envie uma mensagem com a solicitação.

    Por característica do produto, os valores pagos fora da data da Assembleia estarão sujeitos à alteração, caso o valor do veículo sofra algum reajuste até a data da Assembleia subsequente à data do pagamento.

  • Como faço a liberação do veículo ao final do contrato?

    Se a cota estiver devidamente quitada, a liberação do gravame ocorrerá de forma automática 15 dias após a data da Assembleia referente ao pagamento da liquidação do contrato.

    Após esse prazo será necessário dirigir-se ao órgão de trânsito de sua localidade para emitir um novo documento (CRV) sem alienação.

  • Como faço para antecipar algumas prestações da minha cota?

    Basta somar o valor a ser antecipado e anotar no campo “valor cobrado” do boleto mensal.

    O montante que exceder a prioridade de pagamentos, conforme disposto no regulamento, será abatido, percentualmente, do saldo devedor.

  • A prestação foi paga e não consta no extrato de pagamento da minha cota. O que devo fazer?

    Após 48 horas úteis da realização do pagamento, clique em Fale Conosco e envie uma mensagem solicitando a apropriação do valor pago e envie uma cópia ou o pagamento digitalizado para: contato@consorciovwdefabrica.com.br , informando o número do grupo/cota/dígito, protocolo de atendimento para a regularização do contrato.

  • Como faço para conhecer a situação da minha cota?

    Essa opção encontra-se disponível no ícone Meu Consórcio. Você poderá visualizar os pagamentos efetuados e as prestações futuras. Se preferir, envie uma mensagem pelo Fale Conosco, solicitando o extrato de conta corrente.

  • Como altero meus dados cadastrais?

    Acesse o recurso de Atualização dos Dados Cadastrais e selecione a opção para atualizar o seu cadastro. Se preferir, envie uma mensagem pelo Fale Conosco, informando seu endereço completo para correspondência ou o novo telefone.

    Fale Conosco
    É importante que você mantenha seus dados cadastrais atualizados para que possamos manter contato permanente.

  • Como obtenho uma cópia do meu contrato?

    Disponibilizamos a cópia do contrato no ato da aquisição da Cota, ainda na concessionária.

    Caso não tenha recebido esse documento, envie uma mensagem pelo Fale Conosco. Encaminharemos a cópia do seu contrato como arquivo PDF.

  • Como faço a troca do veículo que está alienado no meu contrato (substituição de garantia)?

    Diante da prévia autorização do Banco Volkswagen, é possível substituir o veículo, desde que o valor de mercado do novo veículo seja igual ou superior ao valor do saldo devedor. O veículo substituto deve ser da mesma natureza e não pode estar alienado.

    O novo veículo também será alienado ao Consórcio Nacional Volkswagen e, para essa operação, a cota deverá estar em dia.

    Faça o download do arquivo abaixo para conhecer os documentos e condições básicas para realizar essa operação. Em caso de dúvida, acesse o Fale Conosco e envie uma mensagem informando as características do novo veículo e o valor de mercado (tabela Molicar).

  • Como faço uma transferência de titularidade de contrato (transferência de dívida)?

    É possível transferir os direitos e obrigações inerentes a sua cota, mediante prévia e expressa anuência da administradora, de acordo com os critérios e condições estabelecidos no contrato. Para essa operação, sua cota deverá estar em dia.

    Faça o download dos arquivos abaixo para conhecer os documentos necessários e as condições básicas para essa operação.

  • Como altero o estado de emplacamento do veículo?

    É possível alterar a Unidade Federativa (UF) atual de licenciamento do veículo para outra cidade. Faça o download do arquivo abaixo para conhecer os documentos.

    Lembramos que é necessário estar em dia com as prestações da cota.

  • Desisti do consórcio. Quando posso receber o valor pago?

    A exclusão do consorciado no grupo ocorrerá somente enquanto não contemplado, em razão da desistência declarada ou inadimplência de suas obrigações financeiras, equivalentes a 2 (duas) prestações.

    Com a exclusão do grupo, o consorciado passará a ser considerado participante excluído, tendo direito à contemplação, por sorteio, para recebimento do seu crédito parcial em espécie, nas mesmas condições dos consorciados ativos e de acordo com a disponibilidade de caixa do grupo. Você receberá um comunicado informando a disponibilidade dos valores e solicitando os dados bancários do titular da cota para a devolução.

  • Se a minha cota for cancelada, como posso reativá-la?

    Neste caso, você poderá entrar em contato com os nossos Canais de Atendimento ou encaminhar uma mensagem ao Fale Conosco para verificar a possibilidade de obter o formulário para reativação da cota. Isso ocorre mediante a comprovação do pagamento de 80% do saldo vencido.

    É possível, também, parcelar (reescalonar) a dívida; o saldo em atraso é diluído nas parcelas vincendas com a proposta de pagamento de todo o saldo vencido, caso a contemplação ocorra antes do término do acordo.